Instituição da Eucaristia


 "A instituição da Eucaristia  "


Leitura :Lucas 22,7-20

 


A Missa tem valor inestimável. É nesse mistério de fé que o povo de Deus alimenta-se do Corpo e Sangue de Jesus, pois a “Eucaristia é o memorial da Páscoa de Cristo, a atualização e a oferta sacramental de Seu único sacrifício na liturgia da Igreja, que é o corpo dele” (Catecismo da Igreja Católica, n.1362). O Papa João Paulo II, no início da sua Encíclica Ecclesia de Eucharistia afirmou que “a Igreja vive da Eucaristia”, assim, toda nossa atenção e interioridade a tudo que compõem o antes, o durante e o depois da Missa são essenciais para uma plena participação. Vejamos pontos importantes para participar bem da Celebração Eucarística:



A Missa e a nossa participação:


1 – A fé


Cremos que “o Nosso Salvador, na última Ceia, instituiu o sacrifício eucarístico do Seu Corpo e Sangue, com o fim de perpetuar através dos séculos, até à Sua vinda, o sacrifício da cruz e, deste modo, confiar à Igreja, Sua amada Esposa, o memorial da Sua Morte e Ressurreição” 

Ter fé no que se celebra é fundamental, pois acreditamos com toda a Igreja no único e eterno sacrifício de amor de Jesus Cristo celebrado na Missa, com a certeza de que “a Eucaristia é o resumo e a suma de nossa fé” (CIC. 1327). Nisto, não basta somente ser batizado e estar inserido na Igreja, mas também é preciso que creiamos no que celebramos em cada Liturgia.


2 – A preparação


É necessária uma preparação em todos os sentidos para participar bem do momento ápice que é a Missa,  narra que Jesus mandou preparar uma grande sala quando ia celebrar com Seus discípulos a ceia pascal em que instituiu o sacrifício do Seu Corpo e Sangue. Sobre essa passagem bíblica que mostra toda uma preparação, “a Igreja sempre julgou dirigida a si esta ordem, estabelecendo como preparar as pessoas, os lugares, os ritos e os textos para a celebração da Santíssima Eucaristia” 

Dessa forma, diante do grande mistério de amor que se apresenta a nós na Missa, devemos preparar o nosso coração com antecedência, para bem vivê-lo. Já bem antes da celebração, é importante tentar administrar as possíveis agitações interiores, as preocupações vãs, as ansiedades, as confusões e tudo o que é secundário em relação ao essencial, que será a Celebração Eucarística.


3 – A disposição


A Missa é central para o católico, e todos devem direcionar-se com disposição e liberdade a este momento. Ir por simples obrigação à Missa é privar-se dos vários benefícios que ela proporciona, porque Deus espera de nós atos de amor e fé, e não só uma presença preceitual, que também deve ser observada. Na Celebração da Missa, centro de toda vida cristã, encontra-se o ápice da ação pela qual Deus santifica o mundo em Cristo, e o culto que os homens oferecem ao Pai por adorar o Filho Jesus.  Portanto, precisamos alimentar nossa disposição para estarmos na Missa e participarmos bem dela com tudo o que somos, e prestarmos o culto ao Pai no Filho com alegria e gratidão.


4 – Os gestos e postura do corpo


A Igreja ensina que “os gestos e posições do corpo tanto do sacerdote, do diácono e dos ministros, como do ‘povo’ devem contribuir para que toda a celebração resplandeça pelo decoro e nobre simplicidade, compreenda-se a verdadeira e plena significação de suas diversas partes, e se favoreça a participação de todos” 

É imprescindível que o nosso corpo, mente e coração estejam em conformidade com o que se está celebrando. Que a visão esteja focada no altar e no sacerdote; que a audição absorva os sons que ajudam a vivenciar o mistério celebrado; e que até o tato não desvie nossa atenção ao utilizar objetos que não estão relacionados ao momento Eucarístico. Que todo o nosso ser esteja voltado para a Liturgia celebrada. Que toda nossa postura seja adequada à sacralidade da Missa.

Tudo isso para que todos formem um só corpo, quer ouvindo a Palavra de Deus, quer participando nas orações e no canto. Pois essa é uma unidade que se manifesta em beleza nos gestos e atitudes corporais que os fiéis observam todos juntamente. (Cf. IGMR, n.96).


5 – Guardar o silêncio


Antes do início da celebração, é louvável observar o silêncio na Igreja, na sacristia e nos lugares mais próximos, para que assim haja uma devida preparação para celebrar, devota e dignamente, os ritos sagrados. Na Missa, deve-se guardar nos momentos próprios, o silêncio sagrado como parte da celebração, em que, no ato penitencial e ao convite à oração, o silêncio destina-se ao recolhimento interior; nas leituras e homilia, o silêncio é para uma breve meditação sobre o que se ouviu; e depois da comunhão, o silêncio favorece a oração interior de louvor e ação de graças. (Cf. IGMR, n. 45).


6 – Atenção à liturgia


É importante que toda a assembleia, povo de Deus, participe integralmente da Missa, observando cada parte que são: os ritos iniciais, a liturgia da palavra, a liturgia Eucarística e o rito de conclusão. Outro ponto é ter a clareza do Tempo Litúrgico que a Igreja está celebrando, que são os ciclos do Tempo Comum, Advento, Natal, Quaresma e Páscoa.

Com isso, a realização litúrgica da Missa, por meio de sinais sensíveis, que alimenta, fortalece e exprime a fé, deve suscitar em cada pessoa o desejo intenso de participar ativa e plenamente. Pois, “pela Celebração Eucarística, já nos unimos à liturgia do céu e antecipamos a vida eterna, quando Deus será tudo em todos” (CIC. 1326).

O Papa Francisco, na sua catequese do dia 8 de novembro de 2017, disse: “Não vos esqueçais: participar na Missa é viver, mais uma vez, a paixão e morte redentora do Senhor”. Portanto, a vivência deste sublime mistério de amor, sempre nos conduzirá ao próprio Cristo, que se entregou e se entrega a cada um nós no hoje da sua Páscoa.

5 comentários:

Anônimo disse...

Participar da Eucaristia é fazer memória da última Ceia de Jesus com os seus discípulos é tomar parte do banquete da vida futura já aqui na terra.
Ercilio

Mariazinha e socorro batista disse...

Para mim a Santa missa é a maior prova de amor de Deus por nós ele se faz tão pequeno mas a sua presença eucarística nos preenche como ninguém nos preenche como vimos na formação é mistério de AMOR. E a Cada dia nós possamos pedir sabedoria pra vivermos a Eucaristia de maneira sagrada

Marlene disse...

Formação muito boa,portanto a vivência desse sublime mistério de amor,sempre nos conduzirá ao próprio Cristo que se doa por cada um de nós

Marlene disse...

Formação muito boa,portanto,a vivência desse sublime mistério de amor,sempre nos conduzirá ao próprio Cristo.

AdalbertoAlmeidaAlbuquerque@ Gmail disse...

É muito importante essa formação, pois nos ensina a cada dia, nos fortalecermos e passarmos para outros irmãos. A importância da Eucaristia. É uma lembrança da última ceia. Que neste quadro acima reflete na nossa memória. É nesse mistério de fé, que nos alimentamos do corpo e sangue de Cristo. Como disse João Paulo II,a Igreja vive da Eucaristia.

Graça e Paz!