Como Preparar- me para Eucaristia?






Passagem Bíblica 
Mt. 26-29

Por muito tempo, eu só fui para a missa como preceito, depois, aos poucos, fui entendendo a importância da Eucaristia e passei a participar desse sacramento todos os dias. E, depois de entrar para Canção Nova, passou a ser minha “obrigação” ir à missa todos os dias, vou explicar, faz parte da nossa regra de vida a participação na Santa Missa diária, assim como a adoração diária, o terço, o estudo da Palavra e a confissão pelo menos 1 vez ao mês, essas são as nossas práticas de piedade. Sim, são obrigatórias para nós, membros da Comunidade Canção Nova, contudo, não devem jamais serem vividas somente pela obrigatoriedade, e sim pelo amor.
Ainda assim, tendo essa consciência, não faz muito tempo que percebi que estava vivendo e participando da Santa Missa sem me preparar, infelizmente, me habituei a ir, mas não me habituei a me preparar para vivê-la da melhor maneira possível, apesar de ter essa intenção.


Eucaristia

Assim como para a prova, é ainda mais necessário preparar-me para a Santa Missa. Beleza, essa parte tenho certeza de que você já entendeu! Então, como preparar-me para a Eucaristia? Como já disse no início, antes de tudo, precisamos entender o grande Mistério em que estamos inseridos, precisamos compreender que a Eucaristia é o Sacramento do amor, Jesus se dá a nós por amor, quis ficar conosco porque nos ama. Ele atualiza em cada Santa Missa o seu sacrifício de amor, a Sua Paixão, Morte e Ressurreição. Na Eucaristia, Ele nos diz, em outras palavras: “Eu faria/faço hoje de novo porque te amo, para que saibas que é amado”.
“Ele fica misteriosamente no meio de nós, como Aquele que nos amou e Se entregou por nós , e permanece sob os sinais que exprimem e comunicam este amor”, (Catecismo 1380).
O Catecismo, no número 1324, vai dizer: “A Eucaristia é ‘fonte e cume de toda a vida cristã’ . ‘Os restantes sacramentos, assim como todos os ministérios eclesiásticos e obras de apostolado, estão vinculados com a sagrada Eucaristia e a ela se ordenam. Com efeito, na santíssima Eucaristia está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, isto é, o próprio Cristo, nossa Páscoa” .
E segue dizendo, no número 1326: “Enfim, pela celebração eucarística, unimo-nos desde já à Liturgia do céu e antecipamos a vida eterna quando ‘Deus for tudo em todos'” (1 Cor 15, 18 ). Ou seja, compreender que o Mistério do qual fazemos parte é muito maior do que nós, maior até que nossa capacidade de compreendê-lo, é o pontapé inicial para uma boa preparação.

6 comentários:

Mariazinha e socorro batista disse...

A Eucaristia é o centro da nossa Fé é um mistério de amor busquemos sempre está em estado de graça para que através da SANTA COMUNHÃO POSSAMOS NOS UNIR MAIS AO SENHOR

Anônimo disse...

Participar da Liturgia e receber a Eucaristia é atualizar a vida no mistério Páscoal é se fazer presente na última Ceia é se juntar aos Apóstolos e a Jesus pra celebrar a vida Eclesial.

Anônimo disse...

Marlene:importante amanhã nós iremos estudar esta formação,é necessário levar o catecismo

Marlene disse...

Graça e Paz

AdalbertoAlmeidaAlbuquerque@ Gmail disse...

Como prepararmos para a Eucaristia-
A Eucaristia é o Sacramento do Amor.
Jesus quis ficar conosco,porque nos ama. Ele atualiza em cada Santa Missa o Sacrifício do amor. A sua paixão, morte e ressurreição. Na Eucaristia, ele nos diz em outras palavras. "Eu faria e faço de novo porque te amo. Deus é amor, ele nos ama incondicionalmente. Eucaristia é fonte e cume de toda vida Cristã. Graça e Paz!

AdalbertoAlmeidaAlbuquerque@ Gmail disse...

Como preparar-me para a Eucaristia: Nós temos primeiro, que limpar as impurezas dos nossos corações. Quando estamos na missa antes da Eucaristia confessamos os nossos pecados. Quando dizemos: Confesso a Deus todo poderoso, a vós irmãos e irmãs, que pequei por muitas vezes, por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa e peço a Virgem Maria aos anjos e Santos, que roguei por mim ó Deus nosso Senhor. Amém!