A centralidade da Eucaristia começa na sacristia




O Discípulo Servido da Bênção tem um amor apaixonado pelo altar e pela sacristia, em vista de Jesus Eucarístico, o Senhor e o centro da sua vida.

O cotidiano do Servidor da Bênção é marcado pelas idas e vindas diárias à sacristia!!!

Ele sabe tudo de sacristia e de altar, como um bom mecânico sabe tudo de carro, tim-tim por tim-tim.

Este texto é só um esboço.

Depois iremos atualizar.

Você pode acrescentar, perguntar, lembrar ou corrigir usando o espaço dos comentários abaixo.


1 - Da ENCÍCLICA ECCLESIA DE EUCHARISTIA (São JOÃO PAULO II)

A Igreja vive da Eucaristia. Esta verdade não exprime apenas uma experiência diária de fé, mas contém em síntese o próprio núcleo do mistério da Igreja. É com alegria que ela experimenta, de diversas maneiras, a realização incessante desta promessa: « Eu estarei sempre convosco, até ao fim do mundo » (Mt 28, 20); mas, na sagrada Eucaristia, pela conversão do pão e do vinho no corpo e no sangue do Senhor, goza desta presença com uma intensidade sem par. Desde o Pentecostes, quando a Igreja, povo da nova aliança, iniciou a sua peregrinação para a pátria celeste, este sacramento divino foi ritmando os seus dias, enchendo-os de consoladora esperança.

O Concílio Vaticano II justamente afirmou que o sacrifício eucarístico é « fonte e centro de toda a vida cristã ».(1) Com efeito, « na santíssima Eucaristia, está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, isto é, o próprio Cristo, a nossa Páscoa e o pão vivo que dá aos homens a vida mediante a sua carne vivificada e vivificadora pelo Espírito Santo ».(2) Por isso, o olhar da Igreja volta-se continuamente para o seu Senhor, presente no sacramento do Altar, onde descobre a plena manifestação do seu imenso amor.


2 – Colocando a Eucaristia no centro do DJC

A virtude é o bom hábito adquirido pela repetição e interiorização. Isto também acontece no que se refere ao zelo para com a Eucaristia.

Devemos cultivar a centralidade da Eucaristia no DJC. Isto já é um ato de fé que vai eucaristizando, cristificando, toda nossa vida e missão.

No DJC, o Apostolado da Bênção deve estar à frente de tudo no que se refere à Eucaristia a fim de que todo Movimento seja fermentado e iluminado pelo seu exemplo.

Nada de nervosismo ou corre-corre. Tudo seja feito com calma, prontidão e interiorização. Por isso é importante tomar nota dos seguintes encaminhamentos:

- Articulador fazer escalas de leitores, salmistas, Ministros da Sagrada Comunhão, coroinhas e sacristãos. Na falta do coroinha, o Sacristão assume também esta função.

- Também fazer escalas de limpeza e adoradores.

- A sacristia é a secretaria sacra do DJC e o sacristão, o seu secretário. Providenciar tudo que seja necessário para o bom funcionamento da sacristia: alfaias, âmbulas, cálices, patenas, galhetas, lavábulos, jarras, manustégios, sanguíneos, coporais, toalhas, vasos de flores, castiçais, Missal (e/ou liturgia diária atualizada), Bíblia Pastoral (e/ou lecionários), túnicas, estolas, capa para Bênção do Santíssimo, hóstias, vinho canônico ou outro vinho autorizado pela Igreja, garrafa com água, toalhas para o altar, sinos para dar sinais de recolhimento ao povo etc

- Antes da Missa. Se um espetáculo precisa de um camarim a serviço do palco, quanto mais a Missa precisa de uma sacristia a serviço do altar!

A Missa não é um espetáculo. É muito, mais muito mais... É a atualização do Santo Sacrifício do Calvário, é a graça da redenção. Mas a Missa também é a celebração do Povo de Deus em Jesus, ao Pai, no Espírito Santo.

Desta forma, como celebração do povo, temos que fazer a nossa parte. Por isso o Apostolado da Bênção deve ver tudo com antecedência antes da Missa, de modo que na hora da celebração tudo já esteja encaminhado. Desta forma, o Apostolado da Bênção nem pode deixar para a última hora, e nem pode ficar correndo antes da Missa, pois tudo deve ser feito com interiorização para ajudar na própria mistagogia da Missa.

O povo precisa rezar, fazer a sua oração pessoal, e o DJC deve favorecer tudo isso. Nas Missas diárias, o sino toca 30 minutos antes, Então deve haver silêncio total. Tudo que for serviço de sacristia deve ser feito na sacrista, não no meio do povo, para não atrapalhar a oração pessoal do povo. Desta forma o Apostolado da Bênção já está formando discípulos. Nossas casas devem ser casas de oração.  

  - Durante a Missa, o Apostolado da Bênção permanece em oração e de prontidão. Quem está servindo no altar, acompanha a Missa passo a passo, auxiliando o Presidente da celebração com tudo que seja necessário, pois o próprio Presidente não pode tirar atenção do mistério que está sendo celebrado e do povo que também está sendo evangelizado.

- Após a Missa, o Apostolado da Bênção, todos os seus membros, só pode ir embora depois que tudo tenha sido guardado nos seus devidos locais. Sempre com o mesmo respeito, pois a Eucaristia é Jesus. O respeito enorme que temos para com as “coisas” da sacristia e do altar já é uma forma de adoração. A hóstia, mesmo não sendo consagrada, deve ser guardada com carinho, pois ela depois vai ser consagrada.  O mesmo respeito para com todas as outras “coisas”, pois tudo está serviço da Eucaristia.

- Quando o Santíssimo está exposto, é exigido o máximo de atenção e respeito. A Igreja faz assim para não correr o risco de sacrilégio e banalização da Eucaristia. Mais uma vez, o Apostolado da Bênção deve estar à frente. Nada de psicose ou ficar pra lá e pra cá. Mais com carinho, dar o exemplo e se necessário, com educação e simpatia, pedir silêncio ao pé do ouvido. O exemplo do Apostolado da Bênção é crucial para o povo todo colocar a Eucaristia no centro.

O mal exemplo, é um desastre. Por isso, muita atenção. Da mesma forma como os artistas são os mais tentados para o orgulho e soberba, os Servidores da Bênção são os mais tentados para ficar passando em frente do altar ou conversando na sacristia. O Inimigo sabe como atrapalhar a obra de Deus. O remédio é humildade, oração e vigilância.

- Uma música do Discípulo Servidor da Bênção: Tanto amor existe neste altar...


Este texto é só um esboço.

Depois iremos atualizar.

Você pode acrescentar, perguntar, lembrar ou corrigir usando o espaço dos comentários abaixo.

Mãos e coração à obra!

Fraternalmente,

Pe. Marcos Oliveira
Acompanhante Geral do DJC


Não conheço o livro abaixo. Talvez ele seja bom!