Encontro Específico Apostolado da Bênção

Encontro Específico Apostolado da Bênção, ___/03/14

18:00h- Santo Terço ( Seria muito bom que todos que fazem parte  do Apostolado da Bênção estivessem sempre presente no terço no dia do Específico.)

Recomenda-se entregar e pedir a proteção de Maria Santíssima como Mãe e intercessora junto a Jesus por todo DJC, pelos DCAs, primeiros responsáveis pela obra e servidores de modo geral. Confiando na poderosa intercessão da Mãe e nossa Mãe querida, confiar e pedir sua proteção para  o Acompanhante Geral: Pe. Marcos. Roguem para que a graça do Espirito Santo tome posse de seu ser, que confirme cada vez mais o seu chamado a ser sacerdote e, acompanhante geral... Confiem também todo o Apostolado da Bênção pedindo á Mãe sua que nos auxilie, que nos ajude a guardar com  fidelidade a missão, a graça de sermos canais de  bênção da Graça de Seu Filho Jesus.

19:00h-  Oração de Súplica ao Espírito Santo/Palavra de Deus)-( Ex 19, 1-6a)

19:00h – Leitura Partilhada do texto

Amados irmãos do Apostolado da Bênção, Graça e Paz!
Vivemos uma grande experiência do amor de Deus no Graça e Paz 2014. É irrefutável que o Verbo divino que se fez carne habitou, reinou no meio de nós. A Ele toda honra, glória e poder para sempre e eternamente!

É visível que os objetivos de nosso evento foram alcançados e uma vez que nos propomos a ir e anunciar a Palavra de Deus, nosso desdobramento para que Ela renda frutos cem por um, só aumentou. Não nos cabe neste momento, de modo algum, é baixar as armas, a guarda e “relaxarmos”. Não falo do sentido do descanso necessário ao corpo; até o Bom Deus descansou, mas no sentido de achar que já fizemos o que devíamos fazer e  ficarmos no “já fiz a minha parte”.

Mas do que nunca, pegando como exemplo as palavras de nosso acompanhante Pe. Marcos, agora todos são convidados para continuar a Caminhada Discipular nas Fraternidades Cristãs, nos ministérios, Apostolados, Discipulados com mais afinco. É hora de cada DCA assumir sua vocação e missão, visto que fomos “destinados para ir e dar fruto, e para que o fruto permaneça”. (Jo 15, 16b)

A Palavra de Deus é bem clara quando diz: “Vocês viram o que eu fiz aos egípcios e como carreguei vocês como asas de águia e os trouxe para mim. Portanto se me obedecerem e observarem a minha Aliança, vocês serão minha propriedade especial entre todos os povos, porque a terra toda pertence a mim.” Ex 19,5

Estamos num ponto que não dá mais para voltar atrás. A aliança que assumimos com Deus nos tornou sua propriedade especial e o que nos cabe será servir a sua realeza. Cumprindo a nossa parte, Deus nos fará viver de acordo com a justiça e o direito e, serão abundantes os frutos, na colheita.

O Graça e Paz, assim como a Caminhada Discipular já  rendeu muitos frutos para Deus , para  Igreja e claro, para o nosso DJC. Mas, se olharmos bem a nossa volta, veremos que há muita terra onde jogar a semente. O que já alcançamos, e damos graças a Deus por estes, são muito poucos diante daqueles a quem ainda precisamos ir, seja para levar Jesus até eles ou para trazê-los até Jesus.

-“O que vem depois do Graça e Paz”.
Temos caminhando no Apostolado da Bênção dentro de uma estrutura, que desde o inicio, embora já tenha ocorrido algumas mudanças visando seu fortalecimento,  tem se mantido numa formação mais reservada, ou pode-se dizer, fechada, com pessoas que já tem uma caminhada maior ou já é servidora. Inclusive participando dele mais de um Discípulo Comprometido de Aliança.

Com este apelo de irmos avançando mais profundamente  na evangelização, os encaminhamentos que se seguem são frutos ou respostas que a  caminhada foi mostrando e que serão passos decisivos, no atual momento para organização e eficácia da vocação e missão do DJC.
Vejamos:
1.    O Apostolado da Bênção, o grupo que já existe permanece caminhando com toda unção, parresia, buscando cada vez mais especializar-se nos seus  serviços  e ministérios.

2.    Ao mesmo tempo em que crescemos internamente, nos encontros específicos, vamos Evangelizar, vamos lançar as sementes. Primeiro porque é nossa missão, segundo porque a Bênção precisa pescar para a obra e para si.

3.    O passo agora é convidar pessoas para fazer o Reavivamento no Espírito Santo, que seja promovido pela Extensão, como é o caso da Extensão do Antonio Bezerra e Cascavel que o fará durante tempo da Quaresma e Páscoa ou o RES especifico, ou seja, o Apostolado da Bênção poderá realizar o RES assumido por pessoas designadas dentro do próprio Apostolado, sempre em comunhão com os Acompanhantes Extensionais e com a ajuda do Assistente do Reavivamento: Ercilio Ferreira;

3.1.   Para tanto, existe o Temário do RES. Este traz nove vivências que precisam ser estudadas, aprofundadas por quem irá conduzi-las, seja o articulador ou pessoas designadas por ele. Como já afirmamos, as vivências contidas nele são para iluminar, orientar, permitir que o conteúdo seja repassado com unção e eficácia, guardando o que é próprio do DJC, não para simples leitura nos dias reservados ao RES. Esta será feita em casa pelos participantes com as sugestões de leituras apresentados no livro, como aprofundamento.

3.2.   Faz parte do ministério do Assistente do Reavivamento Ercílio zelar por isto, mas a pessoa responsável pelo RES precisa está atento. Não fazemos o que queremos, mas o que orienta o DJC. O temário do RES é um profundo mergulho no Amor de Deus e não pode ser dado, vivido de qualquer jeito.

4.      Como vimos, o primeiro passo é participar do Reavivamento no Espírito Santo. Estes que fizeram o RES serão convidados a participar, de uma fraternidade de principiantes, acompanhados por discípulos encaminhados que conduzirão com muito zelo e parresia os temários da Revelação Divina e a Irmanação.  Por fim, estes continuarão seguindo Jesus Cristo dentro de uma Fraternidade Cristã do DJC. Neste tempo, com discernimento, os perseverantes podem ser convidados para ir estagiando na Devoção Mariana, na Liturgia, sem que seja servidor oficial. Lembro que membro da fraternidade da Bênção não é servidor. Isto já é outro processo...

5.      Pronto! Agora é a hora de lançar as redes! Sem      medo, nem preconceito. Mas com graça, ousadia e com as fichas de inscrição na mão. Não é pressão, é convite. Uma vez que a pessoa aceite, se preenche a ficha (procurar acompanhante da extensão ou as pessoas responsáveis), com os dados iniciais e vai fazendo o preenchimento subsequente. Após o RES  segue todo o processo já descrito, dentro do MEAD. Em resumo, o passo agora é para o Reavivamento no Espirito. 

Deixo claro também, que semeamos, lançamos as redes como DJC e para o DJC. Pode ser que os que pescamos nem seja seu carisma ficar na Bênção e este seja encaminhado a outro Apostolado ou Discipulado específico. Isto também pode acontecer com outros que venham ser acompanhadas no apostolado da Bênção, mas, que não foram pescadas por nós. É assim que o DJC caminha.

Agora é joelhos no chão, Palavra de Deus no coração e pés na missão.

Ø  Segue-se com o momento de Intercessão. Não podemos fraquejar, nem dá brechas ao inimigo de Deus e nosso. Rezamos antes do Graça e Paz, pelo evento, mas continuamos intercedendo, pois as forças do mal, depois de um evento como este e em vista de atrapalhar os projetos do DJC,    insiste em nos da um espirito de derrota, opressão e cegueira para que não sintamos e nem vejamos a graça de Deus que se derrama e nos quer transformar. Precisamos esta em ordem constante de batalha. Orando e intercedendo com toda súplica.

20:00h -INTERCEDENDO UM PELOS OUTROS
( faremos aqui um profundo momento de intercessão)

1º passo- Pedir o dom da humildade, a proteção do sangue de Jesus sobre todos os servos, suas casas, famílias,  trabalhos, etc. (1 Pd 1,18-19; Rm 5,9) e toda oração deverá ser sempre feita em nome de Jesus (Fl 2,9-10).

2º passo- Faz-se então um breve momento de oração de perdão individual e oram-se uns pelos outros, para que todos sejam um canal sem obstruções.

3º passo- Depois dessas orações iniciais faz-se um grande louvor, ora-se em línguas com manifestação dos carismas (dom do discernimento, palavra de sabedoria palavra de ciência, visualizações, etc.), que devem ser utilizados durante toda a extensão da reunião. (Cuidado com pessoas que utilizarem a intercessão para se servirem de Deus ao invés de servirem a Deus e que queiram monopolizar ou impor seu discernimento aos demais! Quando várias pessoas se unem num só espírito e num só coração, há ordem e harmonia e a eficácia da intercessão se faz sentir conforme o equilíbrio que a reunião for sendo conduzida).

4º passo – intenções do encontro

1. Pelo Pe. Marcos Oliveira, Acompanhante Geral do Discipulado de Jesus Cristo, para a graça do Espirito Santo tome posse de seu ser, que confirme cada vez mais o seu chamado a ser sacerdote, acompanhante... ( abram-se ao poder do Espírito, deixem-se mover e reze intercedendo);

2. Por todo Apostolado da Bênção , ministros de oração, pregadores... para que sejam canal da graça de Deus...

3. Pelos músicos do DJC...

4. Por todos os servidores, infraestrutura...

5. Por toda a Igreja de Jesus, pelo Santo Papa, Bispo, sacerdotes..

Terminem este momento com louvores e orações de ação de graças, crendo que todas as orações já chegaram Diante do trono. Os intercessores devem também colocar aos pés da cruz de Jesus todas as dificuldades, fardos e situações que foram apresentadas naquele (s) dia (s).

20:40h- Encaminhamentos apostolado Extensional

21:00h- Encerramento/Aniversariantes