Seguir JESUS é a melhor OPÇÂO!


Graça e paz povo amado, escolhido por Deus para ser DJC, para ser combatente do amor, na vida e na evangelização!

Há dois dias da Celebração Paulina sinto minhas forças revigoradas, impelida a dizer a todos que não da mais  para viver sem Jesus, sem o vigor do Seu Espírito que anima, fortalece, renova e confia .

Confia? Sim! Ele confia!

O Senhor conhece nossos limites, sabe de nossos pecados, de nossas omissões, fraquezas, contudo acolhe-nos quando a Ele nos entregamos, move-se, santifica-nos e além de nos restabelecer, confia o Seu projeto de salvação,permite-nos ser sacrários vivos; revela-nos o que está no coração do Pai e pede que, vivendo no amor autêntico, façamos nascer novos discípulos, levando a eles sua graça e seu amor . É clara Sua exortação ao dizer-nos: “Vão e façam com que todos os povos se tornem meus discipulos”!

Mas, não dá para experimentar tudo isso sem uma verdadeira opção por Jesus.  Há revelações que só se compreende quando nos colocamos prostados em Sua presença, mergulhados nele, num só coração, numa só alma. Dai, “de passo em passo, de claridade`em claridade” vamos tomando consciência de Seu senhorio e uma vez conhecendo, já não se consegue ficar calado, ser do mesmo jeito, agir como antes, pois já não da para ignorar Sua Presença.

A muitos o Senhor se dá a conhecer, atrai para si, convida-o ao seu seguimento. Confia-lhe a posição de soldados em seu exercito, porém, para o seu pleno exercício é preciso abandonar-se e com isto, muitos dos conceitos antes pré-estabelecidos individualmente perdem a posição para, unir-se a outros na defesa do reino e na defesa de cada um daqueles combatentes que também uniram-se a ele. Já não cabe aqui o “ser” individual, mas pensar o conjunto, aceitar  os limites e direcionamentos que são dados para o combate. Exige-se seguir os passos da opção feita, pois com ela, seja publica ou individual, vieram os primeiros desejos de  eu quero, eu aceito, vou me esforçar, vou acatar os direcionamentos dos que regem  o grupo, a comunidade,o time, a tropa  na qual me alistei e me decidi seguir.

Se voltarmos o nosso olhar no rumo de nossa historia, poderemos analisar pela experiência ou só por ter ouvido falar que ao ser chamado um jovem para  servir no exercito , seu primeiro passo é alistar-se. Dali ele vai ser encaminhado para seu novo modo de viver.   Passará a ser treinado para o combate. Regras são postas, disciplina é exigida. Horas de sua vida são colocadas para o estudo, para o entendimento de como se procede às estratégias do guerrear, avançando ou recuando quando preciso for.

O trabalhar em grupo é estudado, organizado. São visto as frentes de defesa, de ataques, com estes soldados, com aqueles outro. Ora quem esta a frente precisa da lugar a outro e quem estava na defesa vai para o ataque ou vice versa. Tudo com muito treino, pensamento estratégico, ações definidas. Nisto consiste também conhecer as boas qualidades dos que combatem do mesmo lado, sua força, os limites, assim como  conhecer  as potencialidades do inimigo e suas fraquezas. Um exército não vai a guerra sem preparação, sem operacionalizar suas ações, sem as armas necessárias.  É a defesa da nação, do povo, do pais. No que os move serão treinados para tal. Ao contrario já sairão fadados ao fracasso. Em momentos de decisões importantes que só a “boa intenção” não resolve e nem devolve.

Outro dia escutava um exemplo que me fez refletir com mais atenção acerca da arte de guerrear. Dizia-se que em 2002, quando o Brasil venceu a Alemanha, conquistando assim o titulo de pentacampeão por 2X0, foi uma verdadeira  “arte  de guerra”. A Alemanha tinha do seu lado um dos melhores goleiros daquele campeonato, Oliver Kahn, que ate a final só havia sofrido um gol. Era o melhor, mas ao final, o Brasil saiu vencedor.

Terminado aquele  jogo, Ronaldo, autor o gol da vitoria foi entrevistado e lhe perguntaram qual foi a estratégia, o que ele pensou na hora da cobrança de falta. Respondendo, ele tornou publico que o técnico Felipão tinha que “obrigado” todos os jogadores a lerem o livro  “ARTE DA GUERRA”, e nele falava-se exatamente do conhecer quem esta do seu lado, como também a força do oponente. . Afirmou que sabia que o goleiro era o melhor, mas que seu amigo Rivaldo tinha o chute mais forte dentre eles. Sabia que se Rivaldo chutasse o goleiro defenderia, mas não seguraria a bola pela força do chute. Dai,partindo desta certeza, ficou esperando a bola ser espalmada pelo excelente goleiro. Como previra, o goleiro defendeu, não a segurou e a espera dela, aproveitando o rebote, Ronaldo fez o gol que fez o Brasil campeão daquela copa.Magnânimo! Ele tinha estudado, aprendera  a partir do que lhe fora ordenado.

Quero com isso afirmar que no contexto da evangelização a comparação não se retrai. Na defesa daquilo que nos é confiado devemos agir com a mesma organização e eficácia.  Não dá para entrar na luta, quando tem tantas vidas, tantas causas a serem defendidas, de qualquer jeito, sem preparação, sem atenção ao que ocorre ao seu lado, sem acompanhamento, sem os sinais de que eu compreendo, de que estou consciente daquilo que me é pedido, exigido, esperado.

Por isso, dentro do contexto atual, o DJC esta efetivando o alistamento, o acompanhamento  daqueles que fizeram sua opção fundamental por Jesus, dentro da Obra. Os que deram este passo foram convidados a meditar, a rezar o passo a ser dado. Uma vez consciente do chamado e do que é pedido, é agora a hora de firmar os passos que esta decisão trás consigo. “Somos o povo eleito, somos a raça escolhida” e como obras da mão do senhor, devemos nos comportar com tal.

No “ vem e segue-me “ de Jesus ele colocou na mão de cada um a decisão de dizer Sim ou Não. Agora, uma vez dizendo sim,  surge a necessidade de está unida Aquele que emitiu o chamado, entender para onde  esta sendo guiado, pois somente Ele poderá “providenciar tudo o que nos é necessário  para continuarmos existindo e sermos cada vez mais realizados de acordo com a vocação para qual Ele mesmo chamou”.  

Neste processo, a Oração é o coração gerador de toda a espiritualidade da Caminhada. Ela é fundamental para permanecermos unidos a Cristo, termos uma vida no Espírito produzirmos frutos e assumirmos com perseverança os desígnios do Senhor.

 Vamos adiante! No seguimento é preciso dar passos. Se optamos, sigamos!Tudo o mais nos será dado por acréscimo.

Estou dentro! Minha luta permanece. Minha decisão será renovada diariamente para a glória de Deus, fortaleza do DJC e bem de minha pequenina alma.

Leila Lemos
Conselheira Local do Apostolado da Bênção
Acompanhante Extensional do DJC- Cascavel